sábado, 7 de julho de 2012

Dia “ S ” em Caiçara!

 
Ontem por volta das 16:00 horas, eu  estava em casa, quando comecei ouvir, um sistema  de som, que convidava a população Caiçarense a participar do ‘dia da saúde’. “Ou seja”  o governo municipal, iria promover, uma ação  especifica de saúde para o povo; Neste evento, o cidadão após uma triagem, será encaminhado para um médico especialista, como dizia o anuncio pelas ruas da cidade
.

Até então, mesmo surpreso, devo concordar que era boa noticia! Mas, me veio logo algumas indagações. E não poderia deixar, os amigos internautas de fora desta reflexão.  Mas antes de adentrar  nos questionamentos, vamos lembrar algumas das caracteristas do serviço de saúde oferecido a população em nosso município. 
Triste realidade Brasileira e Caiçara não está diferente

Penso que Caiçara seja uma das poucas cidades que tem três (3) secretário para a pasta da saúde. E isso não significa, que desenvolvem suas funções e responsabilidades cabíveis ,com qualidade e autonomia; Na verdade se investigarmos, iremos simplesmente e sem muito esforço, constatar que trata-se, de uma divisão de valores financeiros. Pra ser mais claro...é um salário de secretário para três...”É como fazemos com uma pizza, é uma só,...mas dá pra dividir em fatias”; E mesmo com esta quantidade de ‘secretário dos secretários’ não temos tido nenhum avanço, na qualidade e sequer no atendimento humanizado.

Quando falo da falta de humanização no atendimento, estou me referindo diretamente e somente ao tratamento ABUSIVO,DESUMANO,DESRESPEITOSO e DESCRIMINÁTORIO, por parte de uma meia duzia, de médicos ou estudantes do último período do curso medicina. Não é raro, o cidadão mediante suas necessidades e uso de seus direitos, ir ao hospital e após a triagem de deparar com um médico ou aspirante que ganha uma em média 1.200 R$ por dia, e ainda tem o topete de receber o povo, com ‘brutalidade’ e isso quando atende .

Um dia desses, fui atendido por um tal médico (estudante) que ao me consultar...teve alguma dúvida, o que é normal. Mas, quando vi que o médico, meteu a mãe em seu bolso, e pegou smarthphone, pra ver o que poderia me dá!É claro que fiquei assustado e não tomei a medicação indicado pelo “Smarthmédicophone”
Em Caçara só não falta secretários...tem bem uns dez!
Outro dia, uma amiga me relatou um pouco dos constrangimentos, que algumas mulheres de Caiçara tem passado com a Ginecologista Dr. Almerinda, que presta serviço em nossa unidade de saúde. A Srª Almerinda era pra ser processada em vários artigos e quem sabe até mesmo ter seu registro cancelado. Ela tem humilhando e muito, as mulheres carentes de nossa comunidade...á Dr. Almerinda...olhou para uma mulher que já tinha sido atendida por ela, e em pleno corredor, olhou para a paciente e falou em alto e bom som “Você tá pior que a feira das rocas em Natal”,insinuando que a paciente estava muito suja. Isso não se faz, e ante-ético, é antetudo. Não me aprofundarei neste assunto, porque é constrangedor até para este humilde editor.

A respeito das indagações em pegunto a você caiçarense que já presenciou por várias vezes a falta de humanização e estrutura e muitas vezes até o falecimento de um amigo ou ente querido por causa de uma má atenção e prestação dos serviços. 

Penso que passamos muitos meses convivendo com os dias de: “ S “, mas era ‘S’ de SEM! SEM MÉDICOS, SEM ATENDIMENTO ADEQUADO; SEM MEDICAMENTOS; SEM AMBULÂNCIAS; SEM EXAMES SIMPLES E SE QUER MÉDICOS ESPECIALISTAS E ETC
.
POR ACASO TODO DIA NÃO É O DIA DA SAÚDE?   POR QUÊ SERÁ QUE ESTE EVENTO ESTÁ SENDO REALIZADO SOMENTE HOJE EM PLENO PERÍODO ELEITORAL?  SERÁ QUE O PREFEITO, ACHA QUE A POPULAÇÃO SÓ MERECE ESSAS MIGALHAS?  POR QUÊ SÓ TROUXE MÉDICOS ESPECIALISTAS AGORA?




Nenhum comentário:

Postar um comentário