Ontem por volta das 16:00 horas, eu estava em casa, quando comecei ouvir, um sistema de som, que convidava a população Caiçarense a participar do ‘dia da saúde’. “Ou seja” o governo municipal, iria promover, uma ação especifica de saúde para o povo; Neste evento, o cidadão após uma triagem, será encaminhado para um médico especialista, como dizia o anuncio pelas ruas da cidade
.
Até então, mesmo surpreso, devo concordar que era boa noticia! Mas, me veio logo algumas indagações. E não poderia deixar, os amigos internautas de fora desta reflexão. Mas antes de adentrar nos questionamentos, vamos lembrar algumas das caracteristas do serviço de saúde oferecido a população em nosso município.
Triste realidade Brasileira e Caiçara não está diferente |
Penso que Caiçara seja uma das poucas cidades que tem três (3) secretário para a pasta da saúde. E isso não significa, que desenvolvem suas funções e responsabilidades cabíveis ,com qualidade e autonomia; Na verdade se investigarmos, iremos simplesmente e sem muito esforço, constatar que trata-se, de uma divisão de valores financeiros. Pra ser mais claro...é um salário de secretário para três...”É como fazemos com uma pizza, é uma só,...mas dá pra dividir em fatias”; E mesmo com esta quantidade de ‘secretário dos secretários’ não temos tido nenhum avanço, na qualidade e sequer no atendimento humanizado.
Quando falo da falta de humanização no atendimento, estou me referindo diretamente e somente ao tratamento ABUSIVO,DESUMANO,DESRESPEITOSO e DESCRIMINÁTORIO, por parte de uma meia duzia, de médicos ou estudantes do último período do curso medicina. Não é raro, o cidadão mediante suas necessidades e uso de seus direitos, ir ao hospital e após a triagem de deparar com um médico ou aspirante que ganha uma em média 1.200 R$ por dia, e ainda tem o topete de receber o povo, com ‘brutalidade’ e isso quando atende .
Um dia desses, fui atendido por um tal médico (estudante) que ao me consultar...teve alguma dúvida, o que é normal. Mas, quando vi que o médico, meteu a mãe em seu bolso, e pegou smarthphone, pra ver o que poderia me dá!É claro que fiquei assustado e não tomei a medicação indicado pelo “Smarthmédicophone”
Em Caçara só não falta secretários...tem bem uns dez! |
Outro dia, uma amiga me relatou um pouco dos constrangimentos, que algumas mulheres de Caiçara tem passado com a Ginecologista Dr. Almerinda, que presta serviço em nossa unidade de saúde. A Srª Almerinda era pra ser processada em vários artigos e quem sabe até mesmo ter seu registro cancelado. Ela tem humilhando e muito, as mulheres carentes de nossa comunidade...á Dr. Almerinda...olhou para uma mulher que já tinha sido atendida por ela, e em pleno corredor, olhou para a paciente e falou em alto e bom som “Você tá pior que a feira das rocas em Natal”,insinuando que a paciente estava muito suja. Isso não se faz, e ante-ético, é antetudo. Não me aprofundarei neste assunto, porque é constrangedor até para este humilde editor.
A respeito das indagações em pegunto a você caiçarense que já presenciou por várias vezes a falta de humanização e estrutura e muitas vezes até o falecimento de um amigo ou ente querido por causa de uma má atenção e prestação dos serviços.
Penso que passamos muitos meses convivendo com os dias de: “ S “, mas era ‘S’ de SEM! SEM MÉDICOS, SEM ATENDIMENTO ADEQUADO; SEM MEDICAMENTOS; SEM AMBULÂNCIAS; SEM EXAMES SIMPLES E SE QUER MÉDICOS ESPECIALISTAS E ETC
.
POR ACASO TODO DIA NÃO É O DIA DA SAÚDE? POR QUÊ SERÁ QUE ESTE EVENTO ESTÁ SENDO REALIZADO SOMENTE HOJE EM PLENO PERÍODO ELEITORAL? SERÁ QUE O PREFEITO, ACHA QUE A POPULAÇÃO SÓ MERECE ESSAS MIGALHAS? POR QUÊ SÓ TROUXE MÉDICOS ESPECIALISTAS AGORA?
Nenhum comentário:
Postar um comentário